Logo Golf Biz Preto

Golfe

Origem do Golfe

Origem do Golfe

O Golfe é um dos esportes mais antigos do mundo. Foi na cidade de St Andrews, na Escócia, que as primeiras regras foram estabelecidas em 1754. Mas algumas pesquisas indicam que um esporte parecido já era praticado sob o nome de “colf” or “kolven”, na Holanda, e que chegou às Ilhas Britânicas no século 15.

Objetivo do Golfe

O objetivo do golfe consiste em embocar uma bola com o menor número possível de tacadas, num determinado número de buracos.

Campo

Campo

O Golfe pode ser praticado em diversos tipos de campos, mas os mais comuns são de 9 ou 18 buracos. A distância entre os buracos varia de acordo com o par do buraco e existem diversos obstáculos ao longo do percurso que dificultam a performance do jogador. (Lagos, árvores, morros, rios ou bancas de areia).

Os campos de golfe são divididos em quatro áreas: os tee, onde se iniciam os buracos, o fairway, parte central do campo que liga o tee ao green, o rough, que desenha as bordas do campo e o green, onde se localiza a bandeira com o respetivo buraco. Quanto menor a altura da grama, mais facilmente a bola rola e mais fácil é a tacada.

Tacos

Tacos

Um golfista pode carregar no máximo 14 tacos na sua taqueira e os tacos de golfe podem ser classificados em quatro categorias distintas:

Madeiras – tacos usados para tacadas longas e geralmente usadas no tee de saída;

Ferros – tacos usados para tacadas intermediárias e longas

Wedges – tacos de angulação alta e utilizados para tacadas de precisão nas proximidades dos greens, nos bunkers ou nas áreas de penalidade;

Putters – tacos utilizados no green para a finalização dos buracos;

bola

Bola

Uma bola de golfe não deve pesar mais de 45,93 gramas e seu diâmetro deve ser de no mínimo de 42,67 milímetros. A sua forma é a de uma esfera perfeita, mas contém de 300 a 450 pequenas cavidades que ajudam a manter a bola no ar.

dress code de Golfe

Dress-code

O código de vestimenta do golfista era muito restrito no passado, fruto do elitismo do esporte. Hoje em dia, bermudas e camisetas polo são vistas frequentemente nos clubes, apesar de cada clube poder estabelecer o seu próprio código de vestimenta. Os sapatos de golfe possuem uma sola especial com pequenas saliências que não danificam o campo e que permitem uma maior estabilidade ao golfista durante o swing de Golfe.

pontuacao

Pontuação

O jogo de golfe consiste em finalizar cada buraco com um número mínimo de tacadas e de acordo com o estabelecido pelo “par” do buraco. “Par” é o número médio de tacadas necessárias para concluir um buraco e geralmente os buracos dos campos de golfe são divididos em “par 3, par 4 ou par 5”. Fazer o “par” significa que o jogador realizou o número de tacadas determinadas para aquele buraco. Bogey significa uma tacada acima do Par (+1), um double bogey são duas tacadas acima do par (+2) e um triplo bogey são três tacadas acima do par (+3). Fazer um birdie significa completar o buraco com uma tacada abaixo do par (-1). Um eagle corresponde a 2 tacadas abaixo do par (-2), enquanto um albatross é o termo utilizado para 3 tacadas abaixo do par (-3). No final de um percurso de 18 buracos, a pontuação é calculada pela soma das tacadas realizadas em relação ao par do campo.

Benefícios do Golfe

Benefícios do Golfe

Embora seja visto como uma modalidade praticada somente por pessoas de nível socioeconômico privilegiado, o golfe reúne uma série de diferenciais que podem ser usados para estimular a concentração das crianças, a sociabilidade dos adultos, a saúde dos idosos e a autoestima dos deficientes, pois está adequado para cadeirantes, autistas ou pessoas com síndroma de down.

Do ponto de vista motor, o golfe trabalha com a coordenação óculo-manual e desenvolve a consciência corporal integral do praticante. A coordenação motora fina e a coordenação óculo-manual são determinantes para o sucesso nesta modalidade.

Do ponto de vista cognitivo, a prática do golfe estimula e desenvolve a concentração, a atenção, a capacidade de focalização, principalmente na execução dos movimentos. Ao mesmo tempo, exige a realização de cálculos mentais de trajetória, opções de estratégia, estimativa de força a ser aplicada na tacada, habilidades mentais que o auxiliarão a desenvolver sua capacidade de raciocínio, discernimento e tomada de decisão.

Do ponto de vista psicológico e social, fortalece a autoestima e melhora a autoimagem através da aquisição de novas competências, principalmente porque não depende das capacidades físicas normalmente exigidas na prática esportiva: Força, velocidade e resistência. Ao mesmo tempo, as regras e hábitos praticados no golfe induzem a uma atitude respeitosa para com parceiros e regras, exigindo um comportamento com alto grau de consideração para com o próximo, mesmo que adversário.

Golfe nas olimpíadas

Golfe nas olimpíadas

O Golfe, como esporte, já fez parte do programa olímpico em duas edições das olimpíadas: 1900 e 1904. Em outubro de 2009, na cidade de Copenhagen, os membros do comité olímpico internacional votaram a favor do retorno do golfe ao programa olímpico. Assim, pela primeira vez em mais de 100 anos, o Golfe esteve de volta ao programa olímpico no Brasil em 2016 e em 2021 no Japão A competição olímpica é jogada no formato de stroke play tanto para os homens quanto para as mulheres. Os representantes de cada país competem ao longo de 4 dias e jogam 72 buracos para definir o campeão olímpico.

Golfe no Brasil

Golfe no Brasil

O golfe foi introduzido no Brasil no final do Século XIX, por engenheiros Ingleses e Escoceses que trabalhavam na empresa que construía a São Paulo Railway. A partir de então, o interesse pelo esporte tem vindo a crescer no país, o que se comprova pelo surgimento de campos de golfe em grande parte dos estados brasileiros.

Nos últimos 10 anos, o número de jogadores de Golfe passou dos 7.000 para os atuais 25.000 (2013) e o número de campos de golfe duplicou, tendo chegado a 119 campos. O estado de São Paulo, representa 40% do Golf Brasileiro, com cerca de 46 clubes, filiados e cerca de 5 mil golfistas com handicap index ativo.

O golfista brasileiro é predominantemente da classe A1, A2 e B1, o público é cerca de 80% masculino e composto na sua grande maioria por empresários e executivos.

Golfe na América do Sul

Golfe na América do Sul

O Golfe na América do Sul tem um nível de desenvolvimento inferior, quando comparado com outras regiões do mundo, como os Estados Unidos ou a Europa. Atualmente encontra-se em processo de mudança, oferecendo excelentes oportunidades para o desenvolvimento de novos projetos de Golfe. O desenvolvimento do Turismo de Golfe tem proporcionado o aparecimento de novas instalações de Golfe, de caráter mais aberto, que complementam as que eram exclusivamente de clubes sociais fechados. O aparecimento de jogadores de nível internacional tem contribuído bastante para o crescimento desta Indústria nos respetivos países, uma vez que fomenta uma grande aproximação da sociedade ao Golfe. No caso da América do Sul, jogadores como o Argentino Angel Cabrera, o Colombiano Camilo Villegas ou a Mexicana Lorena Ochoa, tiveram um papel preponderante nesse crescimento.

O processo que está a ocorrer na América do Sul é caracterizado por três fatores fundamentais:

  • Desenvolvimento do Turismo e do Turismo de Golfe.
  • Desenvolvimento de uma classe média com um poder aquisitivo cada vez maior.
  • Aparecimento de jogadores de nível internacional.

Atualmente, a América do Sul conta com um total de 588 campos de Golfe, sendo que a Argentina conta com metade desses campos de Golfe, com um total de 294 campos. Em segundo lugar encontramos o Brasil, com 119 campos de Golfe, o que corresponde a 19% do total de campos existentes na América do Sul.

Golfe no Mundo

Os oficiais escoceses que praticavam o golfe nas forças armadas britânicas percorreram os quatros cantos do mundo e promoveram a expansão e popularização do esporte. Hoje existem mais de 30 mil campos de Golfe e o esporte é praticado por mais de 80 milhões de homens e mulheres em todo o mundo. O golfe é um dos esportes que mais dinheiro movimenta em todo o mundo e a indústria do esporte gera algo em torno dos 60 bilhões de dólares por ano. Nessa conta entram os valores provenientes da indústria direta (Projetos de golfe, campos de golfe, material de golfe, mídia e torneios de golfe) e da indústria indireta (Turismo de Golfe e Imobiliária associada ao golfe). Nos últimos anos, graças à proliferação de condomínios de luxo e de resorts destinados à prática da modalidade, este último item ganhou uma valorização e uma dimensão inesperada. No EUA, o impacto do golfe é superior a 30,5 bilhões de dólares ao ano, envolvendo todos os seus campos de golfe.

Jogadores por continente

América do Norte:
33.500.000

América do Norte

EUA:
26.103.000

Asia:
22.520.000

Japao

JAPÃO:
9.489.000

Europa:
33.500.000

REINO UNIDO:
3.489.970

Oceania:
1.941.000

australia

AUSTRALIA:
1.152.000

América do Sul:
210.000

argentina

ARGENTINA:
130.210

Africa:
190.000

africa do sul

AFRICA DO SUL:
128.210